O presidente Lula (PT) foi recebido com um misto de vaias e aplausos durante a presença dele na Marcha dos Prefeitos, na terça-feira (21), em Brasília. O evento acontece até esta quinta (23).
Em um vídeo que circula nas redes sociais (veja abaixo) é possível ouvir algumas vaias de parte da plateia, enquanto apoiadores do presidente entoam cânticos favoráveis a ele, abafando as exibições contrárias.
Diante das manifestações, foi preciso que o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, precisasse intervir, pedindo respeito aos presentes. "Não estamos aqui para disputa de direita, de centro e de esquerda. Peço encarecidamente ao plenário que aqui não haja vaia", afirmou.
Já durante discurso, Lula anunciou a renegociação de dívidas previdenciárias dos municípios – em meio à discussão sobre a desoneração da folha salarial – e pediu que as eleições municipais deste ano não causem a perda da civilidade entre adversários. Além disso, ele relevou que o Governo Federal vai criar novas regras para o pagamento de precatórios.