A comunidade Quilombola Rio dos Macacos, localizada no município de Simões Filho, Território Metropolitano de Salvador, recebeu, nesta terça-feira (09), 40 barracas de feira da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). O ato, realizado no Centro de Formação da SDR, em Itapuã, na capital baiana, contou com a presença dos titulares da SDR, Jerônimo Rodrigues e da Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi), Fabya Reis.
O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues ressaltou que a entrega das barracas, apesar de parecer uma ação simples, tem um valor agregado e precisa de um plano de uso, para saber como e onde poderão ser utilizadas, para cumprir a sua finalidade que é melhorar a renda dos beneficiários. “Dentro dessas barracas serão comercializados os frutos de uma comunidade forte, marcada por lutas”, disse. Rodrigues sinalizou ainda a possibilidade de participação da comunidade na próxima Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que deverá acontecer no próximo mês de novembro, em Salvador.
De acordo com a coordenadora da Associação Remanescente do Quilombo Rio dos Macacos, Olinda dos Santos, as barracas irão beneficiar muito as famílias da comunidade que vivem do cultivo de hortaliças, feijão verde, aipim e batata. “As famílias terão melhores condições para vender e escoar os nossos produtos. As barracas, que serão ainda um incentivo para os que estão desmotivados, é uma demonstração do comprometimento do governo com nossa comunidade”.
Para a secretária da Sepromi, Fabya Reis, “esta é mais uma ação do Governo do Estado no conjunto de iniciativas voltadas ao fortalecimento e inclusão produtiva das comunidades quilombolas da Bahia. Valoriza o potencial das famílias em sua atuação na agricultura familiar, respeitando a cultura tradicional deste coletivo, inclusive”.
A comunidade foi beneficiada, no último mês de julho, com a entrega de 220 quilos de sementes de milho e feijão, do Programa Semeando, também executado pela SDR, por meio da Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf). O encontro de hoje também teve a presença do diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, do superintendente da CAR, Jeandro Ribeiro, além do coordenador de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais da Sepromi, Cláudio Rodrigues, bem como técnicos das duas pastas.
Cooperação
A Sepromi e a SDR têm atuado em diversas parcerias, fortalecidas, inclusive, com a assinatura de um termo de cooperação entre os Governos Federal e Estadual. O documento foi assinado em novembro do ano passado, entre dirigentes das duas pastas, incluindo também órgãos como CAR, Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), Fundação Cultural Palmares, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Superintendência do Patrimônio da União (SPU), com o objetivo de fortalecer as ações direcionadas aos povos e comunidades tradicionais da Bahia.
Essa cooperação técnica visa o estabelecimento de parcerias institucionais que possibilitem ações de intercâmbio de informações, sistematização e consolidação de dados, capacitação e formação para servidores e para os beneficiários das políticas públicas, ações de acesso ao crédito, visitas e agendas de assistência técnica, trabalhos de campo em conjunto, e os procedimentos necessários à regularização fundiária dos povos e comunidades tradicionais.
As ações compõem, ainda, o conjunto de compromissos assumidos pela Bahia na adesão à Década Internacional Afrodescendente, declarada pela Organização das Nações Unidas para o período de 2015 a 2024.
Foto: Ascom/SDR