Bahia

Oficinas gratuitas de escultura e direção de arte são ministradas na Caixa Cultural Salvador

Inscrições para as oficinas promovidas pelo projeto Gente Arteira já podem ser realizadas

NULL
NULL

 src=A CAIXA Cultural Salvador promove, durante a segunda semana de agosto, duas oficinas gratuitas voltadas para o público interessado em aprender técnicas de escultura ou de direção de arte em espetáculos teatrais. Promovidas pelo projeto Gente Arteira, as oficinas acontecerão entre os dias 09 e 12 de agosto (de terça a sexta-feira) para turmas únicas de 20 participantes.

Entre os dias 10 e 12 de agosto (de quarta a sexta-feira), das 14h às 17h, ocorrerá a oficina “O Visual do Espetáculo”, que será ministrada pelo facilitador Agamenon de Abreu. Já de 9 a 12 de agosto (de terça a sexta-feira), das 9h às 13h, será promovido o workshop “Diálogos com Eckenberger – Oficina de Escultura”, guiado pelo artista plástico Cristiano Piton.

As inscrições para ambas as oficinas foram abertas no sábado (06) que antecede o início de cada workshop e a classificação indicativa é de 16 anos. Os interessados devem comparecer à recepção da CAIXA Cultural Salvador, localizada na Rua Carlos Gomes, 57, Centro.  O critério de seleção será o da ordem dos inscritos.

Princípios da direção de arte para o espetáculo:

A oficina “O Visual do Espetáculo” trará abordagem dos conhecimentos relacionados ao visual do espetáculo de teatro e a toda a engenharia que o envolve. Com o objetivo de formar ou reciclar pessoas na teoria e prática da técnica do espetáculo, o workshop levará os participantes a desenvolver suas habilidades em cenografia, figurino, maquiagem, adereços e programação visual de uma peça teatral.

No âmbito teórico, será realizado estudo sobre a análise da imagem, através da experimentação com fotografias de cinema e teatro. Além disto, o oficineiro também abordará a metodologia visual em artes cênicas, através do estudo de linhas, cores e formas. Os participantes também terão contato, na prática, com exercícios de desenvolvimento de croquis – de figurino e de cenografia. A oficina inclui também estudo de maquiagem de efeito, voltada ao espetáculo.

Diálogo com mostra que expõe esculturas:

A oficina de escultura propõe um diálogo com a mostra “Reinaldo Eckenberger – Uma Poética do Excesso”, que reúne obras das diversas fases da carreira do artista argentino radicado na Bahia e que está em cartaz na CAIXA Cultural Salvador até o dia 21 de agosto. Através de uma visita guiada à exposição, os participantes serão introduzidos a técnicas diversas de escultura, como modelagem, construção e corte.

Durante a oficina, serão elaboradas esculturas a partir da união de objetos encontrados no cotidiano, que serão coletados em plena Av. Carlos Gomes. Através destes objetos, os participantes aprenderão técnicas diversas de escultura papel marchê, valorizando e potencializando a produção manual e o cotidiano. Ao final do workshop, serão exibidos os trabalhos produzidos no decorrer das atividades e será realizada uma instalação final contendo obras dos participantes.

Fonte: Caixa Cultural