Ao conceder entrevista exclusiva nesta quinta-feira ,(4),ao âncora do programa Ligação Direta segunda edição, Marcos Medrado, a advogada especialista em direito eleitoral, Débora Guirra, disse que não tem jeito dos candidatos escaparem de usar o caixa 2 nas suas campanhas eleitorais.
O argumento da advogada é de que as restrições de financiamento de campanha impostas pela mudança da legislação eleitoral são muito rígidas, obrigando o candidato a buscar novas alternativas de recursos.
Segundo a especialista em direito eleitoral, com a proibição de doação de campanha por parte de empresas ficou a alternativa de pessoa física, mas é preciso ter muito cuidado para que os valores sejam compatíveis com o rendimento dos doares. ”Vocês não têm ideia de quantas pessoas estão em apuro com essas doações”, ressaltou Guirra.
Outra afirmação de Débora Guirra é preocupante para os candidatos “ficha-suja”. Ela disse que, mesmo que consigam uma liminar para disputar a eleição, e se eleitos, ao serem julgados pelos Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal Superior Eleitoral como culpados e se condenados pelos crimes em que foram enquadrados como “ficha-suja”, perderão o mandato.
O ligação direta 2ª edição é levado ao ar de segunda a sexta das 18h às 19h gerado pela Salvador FM e retransmitido pela Valença FM..
Por Alberval Figueiredo
Jornalista