O Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (4) publicou a homologação dos decretos municipais de situação de emergência em Itatim, no centro norte baiano, e em Santa Rita de Cássia, no oeste, por causa do longo período sem chuvas que tem causado prejuízos às atividades econômicas das cidades e interferido no cotidiano dos moradores.
No caso de Itatim, os efeitos da decisão são retroativos ao dia 27 de julho. Em Santa Rita, o marco é o dia 13 de julho e se aplica, apenas, à zona rural do município.
O ato tem prazo de 180 dias, é baseado nos estudos da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), e prevê a dispensa na licitação de demandas de urgência para suprir as localidades atingidas pela seca. O governo estadual fica responsável por enviar às cidades equipes de suporte para atender as carências provocadas pela falta das chuvas.
Feira de Santana – O conselho da secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos de Feira de Santana, no centro norte baiano, define nesta sexta-feira (5) se também decreta a situação de emergência do município por causa dos baixos índices pluviométricos.
Reprodução/Bahia.ba