Começa nesta quarta-feira (3) o receptivo especial para os turistas que vêm à Bahia assistir aos jogos de futebol das Olimpíadas, que acontecem entre os dias 4 e 13 de agosto, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O programa denominado Guias e Monitores é realizado pela Secretaria Estadual do Turismo e prossegue até o dia 15.
Uma equipe de 60 profissionais prestará atendimento em oito idiomas, além do português e da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O programa está estruturado para bem receber os que chegam à Bahia e fornecer informações sobre o acesso ao evento esportivo e atrativos turísticos do Estado.
Os guias estarão em pontos estratégicos, como os portões de entrada da cidade (aeroporto e rodoviária), hotéis, no Centro Histórico (incluindo o Serviço de Atendimento ao Turista, do Pelourinho), Farol e Porto da Barra, no entorno do Mercado Modelo e Elevador Lacerda.
Durante o atendimento ao turista, será entregue o Guia do Espectador, elaborado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), em três idiomas: português, inglês e espanhol, com informações detalhadas para quem vai aos jogos na Arena Fonte Nova, assim como já foi feito na Copa das Confederações (2013) e Copa do Mundo (2014).
Qualidade dos serviços – Reunidos na sede da Fundação Luís Eduardo Magalhães, no bairro de Amaralina, em Salvador, nesta terça-feira (02), técnicos da Setur fizeram uma explanação sobre a operação Guias e Monitores para os 60 profissionais que irão atender aos visitantes. Em seguida, houve treinamento de pessoal, teste de idiomas e discussão de temas como qualidade do atendimento ao turista e comunicação interpessoal.
O subsecretário Benedito Braga (Turismo) falou sobre as ações desenvolvidas pela Setur visando à qualidade dos serviços turísticos no período das Olimpíadas. “Na última semana, nossos técnicos realizaram fiscalização preventiva de agências de viagens e de receptivo no Aeroporto de Salvador. Também foram fiscalizados os veículos que fazem o transporte de turistas, devidamente cadastrados”, afirmou.
Ainda de acordo com Benedito Braga, mais de 100 hotéis e pousadas passaram por vistorias de controle de qualidade, onde são observados aspectos como segurança do estabelecimento, qualificação dos funcionários e instalações, dentre outros.
Fonte: Ascom / Setur