A confirmação do nome da deputada estadual Maria Del Carmen (PT) como vice na chapa de Alice Portugal (PCdoB) foi recebida com “tranquilidade” pelo grupo adversário, que terá a candidatura do prefeito ACM Neto (DEM) à reeleição.
Publicamente, todavia, aliados do prefeito não devem comentar a indicação da petista para a vice – que sequer acompanhou a homologação da própria candidatura, pois retornava da Espanha. As especulações sobre a vaga na chapa de Alice sugeriam nomes com forte apelo social ou ligados a minorias, como os vereadores Gilmar Santiago (PT) e Sílvio Humberto (PSB) – João Jorge, do Olodum, chegou a ser cogitado, porém negou qualquer conversa para participar do pleito.
Até mesmo a deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), também citada, possui inclinação na defesa de grupos LGBT e poderia ser considerada um nome a agregar votos no processo.
No entanto, o PT apostou em Del Carmen, colocada como uma representante da comunidade galega em Salvador. Possivelmente uma das apostas será o argumento da chapa integralmente feminina, numa fase de empoderamento, porém o tom adotado na convenção foi de franco ataque à gestão de ACM Neto e o esforço de vinculá-lo ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Caso não se confirme qualquer racha no grupo vinculado ao prefeito, a campanha de Alice precisará de empenho para levar à disputa ao segundo turno. E torcer para que o Pastor Sargento Isidório (PDT) e Cláudio Silva (PP) decolem e retirem votos do finalmente candidato ACM .
(Bahia Notícias) (AF)