O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), informa que a partir do dia 08 de agosto de 2016, a verificação de taxímetros da frota de veículos táxi da capital baiana só será possível depois de agendada.
A decisão visa garantir maior celeridade no atendimento, evitando filas. Para agendar, o taxista precisa acessar o site do IBAMETRO: www.ibametro.ba.gov.br , no ícone PSIE – Portal de Serviços do INMETRO nos Estados. Os taxistas devem emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União), apresentando-a quitada na data agendada para execução do serviço.
O órgão alerta que não se deve esquecer de levar os documentos previstos na Portaria nº 77/16 de 29 de junho de 2016. A GRU pode ser paga em qualquer instituição bancária ou nas casas lotéricas.
A verificação metrológica tem caráter obrigatório, conforme a Portaria do Inmetro nº 201.
Para o diretor geral Luiz Freire o agendamento irá facilitar o atendimento ao taxista. “Otimizamos assim o processo e assim a tendência é que o taxista não fique aguardando muito tempo para ser atendido”, informou Freire.
Entre os pontos inspecionados na verificação de taxímetros estão: A checagem da integridade do selo lacre amarelo que impede o acesso a regulagem do aparelho e também a existência do selo marca de verificação subsequente do INMETRO, que indica a validade da última aferição do Ibametro.
Denúncia: Caso o usuário do serviço desconfie de alguma irregularidade em taxímetros, deve denunciar para a Ouvidoria do Ibametro pelo telefone 0800-0711888, informando o número do alvará de veículo.
Fonte: Ascom – Ibametro