A equipe do portal Folha do Vale denuncia mais uma vez a situação precária da delegacia de Carinhanha, no oeste da Bahia. A equipe presenciou a precariedade no sistema de segurança, onde os detentos estão calamidade subumana e em situação monstruosa.
Um repórter do portal Folha do Vale relatou que foram encontrados esgotos e fossas estourados dentro da cadeia. “Eles convivem com os dejetos como se fora eles animais, porcos, feras”, disse.
De acordo apurou o portal, alguns dos detentos já estão em condições de retornar à vida em comunidade, mesmo assim continuam encarcerados ocupando vagas que deveriam ser destinadas a pessoas que cometeram crimes de alta periculosidade.
Os reclusos ressaltaram ao portal que caso as autoridades não tomar providências, eles estarão tomando medidas drásticas. “Não fugimos porque queremos ir embora pela porta da frente, mas se não resolver a situação vai todo mundo embora. Tem três presos aqui precisando de atendimento, ninguém leva a gente ao médico. A gente sabe que está aqui porque estamos pagando pelos nossos erros, mas também somos seres humanos e estamos sendo tratados como feras selvagens”, afirma um dos detentos.
Os detentos reclamam da ausência do Ministério Público e do Poder Judiciário, que viraram as costas para o município de Carinhanha. “Aqui tá tudo errado, juiz é substituto, delegado e até promotor é substituto. Isso aqui virou uma bomba relógio”, afirma o detento.
A equipe do portal Folha do Vale não conseguiu localizar o delegado Romilson Dourado, que está de férias para responde as denuncias contra a delegacia.
Reprodução: Portal Folha do Vale