A CAIXA Cultural Salvador apresenta, de 2 a 6 de agosto (terça-feira a sábado), a primeira edição da Semana de Fotografia da Bahia, que tem a proposta de inserir Salvador no calendário dos grandes eventos da fotografia no Brasil. Os interessados poderão se inscrever gratuitamente para participar das oficinas e demais atividades que integram a programação.
Norteada pelo tema “Narrativas Visuais e Fronteiras entre a Arte e o Documental”, a Semana de Fotografia da Bahia promoverá oficinas, conferência, mesa redonda, mostras fotográficas, exibições de filmes e lançamentos de livros voltados para a arte da fotografia. Com a presença de fotógrafos nacionais e estrangeiros, o evento é indicado tanto ao público especializado, quanto a iniciantes e entusiastas.
As inscrições serão realizadas a partir do dia 26 de julho, por meio do endereço eletrônico [email protected]. O critério de seleção será o da ordem dos inscritos, cada oficina comportará de 10 a 20 participantes e não haverá limite de idade.
Nesta primeira edição, a Semana de Fotografia da Bahia abrirá espaço para as mulheres fotógrafas. Com ampla participação nas atividades programadas, elas estarão à frente de diversos debates e oficinas.
Na noite de abertura (2), a Semana de Fotografia prestará homenagem especial à fotógrafa baiana Arlete Soares. Ela participará de uma conferência em que apresentará sua longa trajetória na fotografia. Além disto, será inaugurada a mostra “Caminhos de Arlete Soares”, contendo parte de seu amplo acervo, que ficará em cartaz até o dia 21 de agosto, na CAIXA Cultural Salvador.
Além de Arlete Soares, também participarão desta primeira edição outras grandes referências da fotografia autoral, como Maureen Bisilliat, Nair Benedicto, Mariana David, Amanda Oliveira, Caroline Paternostro, Aristides Alves, Rafael Martins, Bauer Sá, Kazuo Okubo e Antonello Veneri.
Umeru Bahia, coordenador artístico do encontro, comenta sobre a presença de profissionais renomados no evento: “Ao trazermos fotógrafas e fotógrafos renomados e reconhecidos pelo trabalho autoral e também crítica social, a Semana convida o público a adentrar no mundo da fotografia de cada autor e no diálogo de cada conferência e mesa redonda”.
Programação completa:
Terça – 02/08
19h – Conferência de abertura – Arlete Soares
Coquetel e abertura da exposição “Caminhos de Arlete Soares”
Quarta – 03/08
13h – 18h – Oficina Corpo e Cidade – Antonello Veneri
13h – 18h – Oficina Fotojornalismo – Amanda Oliveira
13h – 18h – Oficina Fotografia de Estúdio – Natan Fox
18h – 19h – Exibição do filme “Um Olhar”, de Jailton Suzart
19h – 21h30 – Mesa redonda “Explorando fronteiras entre a Arte e o Documental”, com Maureen Bisilliat e Bauer Sá – Mediação de Ricardo Sena
Quinta – 04/08
13h – 18h – Oficina Corpo e Movimento – Antonello Veneri
13h – 18h – Oficina Processo autoral – Mariana David
13h – 18h – Oficina Foto experimental – Rafael Martins
18h – 19h – Exibição do filme “Muros” de Camele Queiroz e Fabricio Ramos
19h – 21h30 – Mesa redonda “Construção de Narrativas Visuais”, com Nair Benedicto e Aristides Alves – mediação de Rafael Martins
Sexta – 05/08
13h – 18h – Oficina Corpo e Imagem – Antonello Veneri
13h – 18h – Oficina para Crianças – Carol Paternostro
13h – 18h – Oficina de Edição – Tico Linhares
18h – 19h – Sessão de lançamento e autógrafos de livros dos participantes
19h – 21h30 – Palestra “O corpo como Objeto Fotográfico”, com Antonello Veneri e Kazuo Okubo – mediação de Mariana David
Sábado – 06/08
13h – 18h – Oficina Fotografia Para Terceira Idade – Alfredo Mascarenhas
13h – 18h – Oficina Limites Fotográficos – Clarice Machado
13h – 18h – Oficina de Mapping – Caetano Brito
18h – Mostra de fotografias produzidas pelos participantes e encerramento
Fonte: CAIXA Cultural Salvador