O garçom Joseval Alves, de 52 anos, é um dos moradores que aguardam com expectativa a nova Escola Municipal Fonte do Capim, localizada na Rua Lídio dos Santos, na San Martin. A demolição da escola e a assinatura da ordem de serviço para início imediato da reconstrução da unidade pelo prefeito ACM Neto e pela secretária municipal da Educação, Joelice Braga, foram realizadas no próprio local, nesta quarta-feira (26). Além disso, a agenda de ações municipais durante a manhã englobou também as áreas de infraestrutura e esporte no Arraial do Retiro.
“Fui aluno daí quando a escola tinha outro nome. Foi uma época muito boa, tínhamos aula de Educação Física, era bem tranquilo. Assim que for entregue a nova escola, vou colocar meu filho de 5 anos para estudar aí, até por ser mais perto de casa”, afirmou Alves sobre a unidade de ensino. Com investimento de R$2,1 milhões, a antiga Escola Municipal Fonte do Capim em pré-moldado dará lugar a uma estrutura com dez salas de aula, sala dos professores, secretaria, diretoria, sala de reunião, um pátio coberto e dois descobertos, cinco sanitários para alunos, professores e adaptado para pessoas com deficiência, playground, cozinha, despensa, sala de freezer, lavanderia e área de serviço. Os 192 estudantes do Ensino Fundamental, além de professores e corpo técnico-administrativo da escola desenvolvem atividades em um imóvel alugado na região enquanto ocorrem as obras.
Infraestrutura e esporte – A localidade vizinha de Arraial do Retiro também foi alvo de ações municipais nesta quarta-feira. Uma delas é a realização do Camp Atletas do Futuro, fruto de parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), e o clube alemão Schalke 04, que está sendo realizado em diversos bairros da cidade e, no Arraial do Retiro, acontece durante o dia na Arena do bairro, na Rua Soares Filho.
A iniciativa tem como intuito proporcionar o contato de comunidades populares com uma metodologia de ensino internacional. Os treinadores e as 1.080 crianças e adolescentes selecionados participarão de trocas de conhecimentos e experiências, através de programa intensivo com foco no aperfeiçoamento de técnicas individuais e coletivas caracterizadas por fundamentos básicos e treinos técnicos e táticos. Na ocasião o prefeito, acompanhado da secretária municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), Ana Paula Matos, e do presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, conversou com as crianças e com os técnicos do clube alemã para saber sobre o andamento do projeto.
Em seguida, foi a vez de verificar a situação da encosta na Rua Itaparica, que receberá mais de 2 mil m² de geomanta para contenção e que beneficiará dezenas de famílias que residem no local. Também foi avaliada a obra de pavimentação de 200m de via que liga o Arraial do Retiro a Pirajá, cuja base já está pronta e a próxima etapa é a aplicação da capa asfáltica. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Habitação e Defesa Civil (Sindec), Paulo Fontana, que também acompanhou as vistorias, a previsão é de que a via seja entregue no próximo mês de agosto.
Fonte: Agencia de noticias