Dois estacionamentos do Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, vão ficar fechados por 21 dias, pois a área onde eles funcionavam é do Governo do Estado e foram reintegradas nesta quarta-feira (21).
O primeiro imóvel está localizado no Quarteirão Cultural, com entrada e saída pela Rua José Joaquim Seabra, mais conhecida como Baixa dos Sapateiros. Ele possui 200 vagas para carro e 40 vagas para moto.
O segundo imóvel fica abaixo do Largo Pedro Arcanjo e com entrada e saída pela Rua Inácio Accioly. Ele oferece 56 vagas para carro e 20 vagas para moto.
Os imóveis são de responsabilidade do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), órgão da Secretaria de Cultura (Secult), que há quatro anos entrou com processo na Justiça da Bahia para tentar recuperá-los. O mandado da reintegração de posse foi dado pelo juiz Sérgio Humberto de Quadros Sampaio, da 7ª Vara da Fazenda Pública, em Salvador.
Segundo o Ipac, os dois estacionamentos ficarão fechados para levantamento das condições físicas dos imóveis, levantamentos técnicos de infiltrações, segurança, estrutura predial, sistema de drenagem, instalações elétricas e hidráulicas. Com a retomada da posse, o Ipac poderá aplicar um novo modelo de gestão no local que vai continuar operando como estacionamento.
Por conta da situação, os motoristas terão como opção um estacionamento da Ordem 3ª de São Francisco, que fica próximo à lateral da igreja, com oito pavimentos e cerca de 400 vagas.
Reprodução/G1