Política

Qual é a tendência atual de votos brancos e nulos na eleição municipal

Percentual de eleitores que indica voto em branco ou nulo neste ano é maior do que o de 2010

NULL
NULL

 

 

Se as eleições municipais fossem hoje, e as pesquisas de intenção de voto acertassem, haveria mais gente votando nulo e branco do que na última disputa para vereador e prefeito, em 2012.

A maior oscilação é registrada na capital paulista. Em junho de 2012, 9% dos eleitores em São Paulo diziam que votariam nulo ou branco — também conhecido como "não voto". Agora, segundo pesquisa Ibope realizada em 15 a 20 de junho deste ano, a taxa de intenção de votos nulos e brancos é de 21% —  alta de 133%.

O Nexo comparou as pesquisas estimuladas mais recentes em dez capitais com os levantamentos realizados na mesma época do ano em 2012. Em sete delas, há mais pessoas declarando que votarão em branco ou nulo do que no último pleito.

Em Belém, o percentual de eleitores que pretendem anular ou votar em branco cresceu de 5,9% para 10,7%, quando comparadas pesquisas de junho em 2012 e 2016.

Já em Goiânia, Palmas e Salvador, há menos interesse em votar branco ou nulo do quem em 2012, e em Belo Horizonte a taxa apurada pela pesquisa mais recente é praticamente a mesma da verificada no mesmo período de 2012.

(Nexo) (AF)