Bahia

Câmara homenageia primeira mestre de obras da Bahia

Comenda Maria Quitéria será entregue a Maria do Amparo pelo vereador Sílvio Humberto

NULL
NULL

DivulgaçãoConsiderada a primeira mulher mestre de obras da Bahia, Maria do Amparo, diretora do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, recebe nesta sexta-feira (8) a Comenda Maria Quitéria, da Câmara Municipal de Salvador. A honraria será entregue pelo vereador Sílvio Humberto (PSB), em sessão solene no Plenário Cosme de Farias, às 18h30.

De acordo com o socialista, Maria do Amparo possui o mesmo espírito libertário e revolucionário de Maria Quitéria. Por isso, acredita que conceder a honraria é, além de uma homenagem, também uma forma de reconhecer a história de luta de uma mulher que ao começar a trabalhar no setor de construção civil rompeu barreiras na década de 70. 

 

Preconceito

“Maria do Amparo faz história e a sua trajetória é inspiradora. Ela é uma referência, pioneira e abriu caminhos para que hoje outras mulheres possam ser reconhecidas e respeitadas como profissionais da construção civil. Maria é uma mulher à frente do seu tempo”, diz o vereador Sílvio Humberto.

Maria do Amparo não esconde que passou por dificuldades, preconceitos e discriminação por ser uma mulher executando um trabalho tido como masculino. “Sou pedreira, carpinteira, eletricista. Venci o preconceito com muita persistência e amor à profissão. Quando me davam uma chance de mostrar o meu trabalho, todos aprovavam”, conta. 
E nem mesmo o fato de ter sofrido assédio moral em uma das empresas responsáveis pelas obras do Metrô de Salvador impediu que Maria do Amparo deixasse sua profissão de lado ou parasse de lutar por melhores condições de trabalho. “Entrei com um processo no Ministério Público do Trabalho e no Tribunal Regional do Trabalho. Ganhei a causa em todas as instâncias e a empresa foi condenada”, afirma, ressaltando que sempre vale a pena lutar pelos seus direitos.

A sessão de entrega da honraria para a primeira mestre de obras da Bahia faz parte dos ciclos de atividades realizadas pelo vereador Sílvio Humberto (PSB) em homenagem ao Dia da Mulher Afrolatina e Caribenha, celebrado no dia 25 de julho.

(Fonte: CMS/ Foto: Divulgação)