Mundo

Obama anuncia que vai manter 8.400 soldados no Afeganistão

Presidente dos Estados Unidos considera que Talibã continua uma ameaça. Previsão anterior era deixar 5.500 militares ao fim do mandato

NULL
NULL

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta quarta-feira que vai manter 8.400 soldados no Afeganistão quando encerrar o seu segundo mandato. Em um pronunciamento na Casa Branca, ele considerou que os talibãs continuam uma ameaça.

Obama disse ainda que o papel das forças americanas no Afeganistão permaneceria inalterado, que constitui no treinamento e aconselhamento da polícia e das tropas afegãs, além de apoiar missões antiterrorismo contra os talibãs e outros grupos.

O presidente tinha planejado reduzir de 9.800 para 5.500 soldados até o final de 2016, mas a retomada da ofensiva pelos talibãs forçou Washington a repensar sua estratégia de saída.

No início de junho, o governo americano decidiu reforçar a ajuda ao governo afegão, em dificuldades para enfrentar os talibãs, dando mais margem de manobra a suas forças no país para intervir em combate contra os insurgentes.

Os rebeldes intensificaram desde abril as operações no Leste e reivindicaram vários atentados em Cabul.

O novo líder dos talibãs afegãos, o mulá Haibatulá Ajundzada, pediu no sábado passado aos EUA que “coloque fim à sua ocupação no país”, em sua primeira mensagem difundida na ocasião do Eid al Fitr, que marca o fim do Ramadã.

Reprodução/O Globo