A Polícia Federal (PF) em Minas Gerais deflagrou, nesta quinta-feira (2), a Operação Saturno, que visa combater o tráfico internacional de drogas. De acordo com a corporação, mandados de prisão, de condução coercitiva e de busca e apreensão foram cumpridos em Minas Gerais, Goiás e Paraná.
Segundo a PF, as investigações começaram depois que um avião, carregado com cerca de 430 quilos de cocaína, foi apreendido na fronteira do Brasil com o Paraguai, em novembro de 2015. Na ocasião, o piloto foi preso em flagrante. Após sete meses de apurações, foram apreendidos outros 70 quilos da droga, totalizando cerca 500 quilos.
A polícia informou que, ao todo, nove pessoas foram presas preventivamente. Outras três estão foragidas, e a PF acredita que elas possam estar no Paraguai. Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal de Belo Horizonte.
Duas pessoas foram conduzidas coercitivamente até a Superintendência Regional da Polícia Federal, na capital mineira, onde prestaram depoimento.
Foram cumpridos, ainda, nove mandados de busca e apreensão. De acordo com a PF, foram recolhidos documentos que provam o esquema de tráfico de drogas internacional e lavagem de dinheiro.
(G1) (AF)