O empresário Fernando Cavendish foi preso no final da madrugada deste sábado (2) ao desembarcar no aeroporto internacional Tom Jobim, na zona norte do Rio.
Ele foi capturado por policiais federais logo após deixar a aeronave, que chegava da Itália.
Dono da Delta, Cavendish deixou o aeroporto sem dar entrevista. De Lá, ele seguiu para o IML (Instituto Médico Legal) antes de entrar no presídio Ary Franco, em Água Santa, também na zona norte da cidade. O empresário estava na Europa desde o dia 22.
Ele é acusado de integrar um esquema que, segundo o Ministério Público Federal, envolveu 18 empresas de fachada para lavar ao menos R$ 370 milhões de dinheiro público recebidos pela Delta.
Na mesma investigação, denominada Operação Saqueador, a Polícia Federal prendeu na quinta (30) os empresários Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, e Adir Assad. Eles são acusados de serem os donos das empresas usadas no esquema de desvios.
Nesta sexta (1°), o desembargador Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), transformou em prisão domiciliar a prisão preventiva de cinco envolvidos na Operação Saqueador. O dono da Delta foi beneficiado pela decisão.
(Folha) (AF)