Uma reunião na noite desta sexta-feira (1º) na sede do PT em Salvador vai decidir o rumo do partido nas eleições municipais de outubro na capital baiana. Disputam o apoio petista a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) – que já lançou sua pré-candidatura no último dia 18 – e a senadora Lídice da Mata (PSB), que defende a unidade da base de apoio do governador Rui Costa em torno de um único nome.
Segundo o presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, a sigla também trabalha pela união dos aliados no pleito, mas em caso de racha pode pender para o lado de Lídice. “Eu diria agora que continuamos lutando pela unidade dos três partidos, mas em caso de dificuldades não descartamos o apoio à senadora Lídice da Mata”, afirmou em entrevista ao Metro1, na manhã desta sexta-feira (1º).
Na semana passada, o PSD, do senador Otto Alencar, garantiu apoio à pré-candidatura de Alice Portugal, o que gerou mais expectativas em torno da decisão do PT. Alice, inclusive, já deu sinais que não vai abrir mão de sua pré-candidatura, o que estaria dificultando ainda mais a unidade entre PCdoB, PT e PSB. Já o PT, defendia que a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Olívia Santana, fosse a candidata comunista, o que acabou não acontecendo pela insistência de Alice em se manter na disputa.
Everaldo Anunciação disse ainda que o governador Rui Costa não vai participar do encontro, mas confirmou a presença do petista nos festejos de 2 de Julho neste sábado. Além de Rui, o bloco do PT também contará com a participação do ex-governador do estado Jaques Wagner.
(Reprodução: Metro 1)