Uma manifestação inusitada movimentou o município de Sobral, no Ceará, nesta terça-feira, quando facções criminosas se reuniram em uma passeata que marcaria a paz entre duas gangues rivais.
O ato “pacífico” na verdade era uma camuflagem para a realização dos mais diversos crimes durante o trajeto, entre eles afronta a pessoas, infrações de trânsito e desacato. No final 87 pessoas foram presas por causarem tumulto na via pública.
O tenente-coronel Assis Azevedo, comandante do 3º Batalhão, disse que o movimento foi acompanhado de perto, já que havia suspeitas de que alguns participantes tinham problemas com a Justiça e a Polícia.
Para o militar, a ação foi na verdade uma apologia ao crime. Ele observa que entre criminosos não existe união.”Eles queriam demonstrar força e afrontar a Polícia. Por isso, vários foram conduzidos até a Delegacia”, afirmou.
Com a ação, a delegacia municipal ficou superlotada. Após a triagem do grupo foi detectado que uma pessoa estava com mandado de prisão em aberto e 13 tinham passagem pela Polícia. Vinte policiais atuaram na Operação.
O caso de Sobral lembra um fato parecido ocorrido em Maracanaú, na Grande Fortaleza no dia 23, quando 32 pessoas foram presas durante uma assembleia de facções criminosas.
(Jornal Ceará Agora) (AF)