Esporte

Com apenas três anos de fundação, SSA busca fazer história e conquistar o acesso à elite do Campeonato Baiano

Em entrevista exclusiva ao Portal Salvador FM, o gestor falou sobre a preparação do time para a 2ª divisão do Campeonato Baiano, sobre o projeto do clube e sobre a estreia

Vagner Souza / Salvador FM
Vagner Souza / Salvador FM

Estreante no Campeonato Baiano, o SSA Futebol Clube vai disputar a Série B do estadual de 2024, que começa no dia 9 de junho. A equipe busca se consolidar no futebol profissional e conquistar o acesso à 1ª divisão.

Luciano Cortizo é presidente e fundador do SSA Futebol Clube. Ele aposta em um time com jovens talentos para disputa da Série B do Campeonato Baiano, com um objetivo bem claro: conquistar o acesso à elite do estadual.

Em entrevista exclusiva ao Portal Salvador FM, o gestor falou sobre a preparação do time para campeonato, sobre o projeto do clube e sobre a estreia.

Além de ser a estreia da equipe no Campeonato Baiano, a segunda divisão do estadual também marca o início do SSA no futebol profissional. O jogo de estreia está marcado para o dia 9 de junho, contra o Porto, que é mais um estreante na competição.

“Eu, como presidente, o friozinho na barriga tá aqui, imagina os atletas né. Ansiedade grande, mas estamos nos preparando, vamos fazer alguns amistosos fortes e a expectativa é de um bom jogo, sabemos hoje do investimento do Porto e de outras equipes da Série B, mas eu acho que o trabalho vai ser dentro de campo. Nosso investimento não é alto, mas a gente acredita hoje nos profissionais que trouxemos e em toda nossa equipe de preparação, comissão técnica, para buscar esse acesso”, conta o presidente do SSA.

Luciano Cortizo, presidente e fundador do SSA | foto: Vagner Souza / Salvador FM

Elenco 2024

Em um elenco recheado de jovens, está Dedé, o jogador mais experiente do time. O zagueiro, de 29 anos, tem passagem pelo Bahia e acredita que a experiência no futebol vai contribuir no desempenho do elenco.

Assim como outros atletas do clube, Dedé conhece o trabalho de Luciano Cortizo desde a formação do jogador no futebol e acredita no projeto.

“O futebol não tem idade. A gente vai aprendendo com os mais jovens, a gente também tem algumas coisas pra ensinar, coisas que eles vão aprender lá na frente, a gente já dá um feedback aqui para não sofrer lá na frente, mas como eu te falei, a gente aprende com os mais novos, a gente vai passando um pouco da nossa experiência, que isso é importante, e o que a gente puder agregar aqui, a gente vai estar passando”, ressalta Dedé.

Dedé, zagueiro do SSA | foto: Vagner Souza / Salvador FM

Para comandar a equipe a beira do gramado na Série B do Campeonato Baiano, Luciano Cortizo fechou com o técnico Fernando Almeida, de 38 anos.

“Nós temos uma equipe muito jovem, com atletas passaram por grandes clubes na divisão de base. Então nosso objetivo é o acesso, a gente entra na competição buscando acesso, mesmo com a equipe jovem, mesmo com a equipe recém formada, mas sem dúvida nenhuma vamos buscar o acesso”, afirma o técnico.

Fernando Almeida, técnico do SSA | foto: Vagner Souza / Salvador FM

Divisão de base 

O SSA é conhecido pelo forte trabalho nas categorias de Base. Atualmente o time conta com quatro projetos para os jovens talentos: o SSFC, SSA Academy, a Performance e, o mais recente, SSA Social.

O SSFC trabalha os atletas desde o sub-12 até o profissional. O SSA Academy é onde os atletas de todos os núcleos passam, fazem triagens para poder chegar ao clube. A Performance é um centro de treinamento de alto rendimento, que busca preparar os atletas de precisam de mais massa e força para atingir a melhor forma física.

O mais recente é o SSA Social, que visa captar atletas dos cinco aos 18 anos de idade através de projetos sociais.

“A essência do profissional é a base. Eu sou um cara que vivi e vivo da base e acredito que é a base que vai dar resultado. 90% do nosso elenco são crias minhas e hoje 60% já do SSA que estão chegando para dar suporte e juntar com esses profissionais mais rodados para fazer o campeonato profissional”, explica Luciano Cortizo.

Divisão de base do SSA | foto: Divulgação / SSA

História 

Fundado no dia 16 de agosto de 2021, o SSA é um dos caçulas do futebol baiano. Há 20 anos no esporte, Luciano Cortizo decidiu fundar o projeto do SSA, com início baseado em trabalhos de categorias de base e academia para na sequência investir no profissional.

Apesar do pouco tempo de fundação, o clube virou referência quando se trata em divisão de base e está em constante crescimento. Como cores do uniforme, a equipe adotou o preto e o laranja.

A final da Série B do Campeonato Baiano 2024 está prevista para acontecer em agosto, mês em que o SSA completa três anos de história. Em entrevista ao Portal Salvador FM, o presidente falou sobre um possível presente de aniversário com o acesso e o título.

“Sinceramente, eu nunca tinha pensado nisso. Eu estou pensando na final, mas nem me lembrei que 16 de agosto é o aniversário do SSA. Pode ser uma coincidência, né? Estamos preparados para isso. Aí é festa, amigo. Segure, porque esse é o objetivo do SSA, não tem outro. Está todo mundo focado, junto, unido para colocar o SSA na Série A do Campeonato Baiano”, relata Luciano.

Treino do SSA | foto: Vagner Souza / Salvador FM

Confira a reportagem em vídeo: