Política

Vereador que praticou xenofobia contra baianos dá sugestão bizarra após deslizamentos provocados pelas chuvas no RS

Sandro Fantinel (PL) disse que ‘leis ambientais extremas’ estão ‘impedindo o desenvolvimento’ do Estado

Divulgação/Câmara de Caxias do Sul
Divulgação/Câmara de Caxias do Sul

Um vereador da cidade de Caixas do Sul (Rio Grande do Sul), envolvido em um episódio de xenofobia contra baianos, há mais de um ano, deu uma sugestão bizarra após os deslizamentos provocados pelas chuvas no estado.

Durante sessão na Câmara de Vereadores do município, localizado na Serra Gaúcha, Sandro Fantinel (PL) culpou o ‘peso das árvores’ em beiras de estradas por deslizamentos na região durante sessão da Casa, na última terça-feira (14).

De acordo com o Terra, para “evitar desastres”, o liberal afirmou que irá propor um Projeto de Lei para que sejam retirados cinco metros de vegetação "pra cada lado" das principais estradas do interior do Estado.

"Estamos enfrentando leis ambientais extremas que estão impedindo o desenvolvimento do Rio Grande do Sul por causa do meio ambiente […] Eu vou apresentar um projeto nesta casa para que em todas as estradas principais do interior sejam retiradas a vegetação 5 metros para cada lado […] Porque, o que faz desmoronar? O que faz cair a barreira? O peso das árvores. Porque com os solos encharcados, as raízes não seguram mais. Com o peso, despenca tudo junto com a terra […] E faz todos os desastres que vimos aí", afirmou ele.

Polêmica

No dia 28 de fevereiro de 2023, Fantinel, então no partido Patriota, usou a tribuna da Câmara de Vereadores para pedir que os produtores da região "não contratem mais aquela gente lá de cima", se referindo a trabalhadores vindos da Bahia.

A maioria dos trabalhadores contratados para a colheita da uva veio do estado nordestino. Fantinel sugere que se dê preferência a empregados vindos da Argentina, que, segundo ele, seriam "limpos, trabalhadores e corretos".

A reação do edil – que acabou sendo expulso do partido posteriormente – se deu após uma operação da Polícia Federal que resgatou 206 trabalhadores baianos em situação análoga a escravidão, em vinícolas de Bento Gonçalves, no interior do Rio Grande do Sul.