Política

TRE marca data de julgamento que pode cassar mandato de governador, vice e presidente da Assembleia Legislativa

Além dele, outros 13 aliados serão julgados pela Corte

Roberto Jayme/Ascom TSE
Roberto Jayme/Ascom TSE

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro definiu para esta sexta-feira (17) o julgamento que pode cassar o mandato do governador Cláudio Castro (PL).

De acordo com a coluna Painel, da Folha, o pedido foi feito pela Procuradoria Eleitoral no estado e pela chapa do candidato derrotado na eleição, Marcelo Freixo (PT). A ação inclui a cúpula política do estado, incluindo o vice-governador, Thiago Pampolha (MDB), e o presidente da Assembleia Legislativa, Rodrigo Bacellar (União Brasil) e mais 11 aliados.

Eles são acusados de ter participado da montagem de um esquema para criar 27 mil cargos fantasmas para alocar apadrinhados políticos às vésperas da campanha, driblando regras administrativas e eleitorais, incluindo o uso de funcionários fantasmas.

No dia de julgamento, Castro não estará no Rio de Janeiro, já que está cumprindo agenda em Nova Iorque e tem previsão de desembarcar somente no próximo sábado (18).

Porém, há a possibilidade de a decisão não sair na sexta-feira, já que um dos magistrados que julgará a ação poderá fazer um pedido de vista.