Ao que parece, um novo surto de virose pode estar afetando a população soteropolitana. Trata-se de uma infecção por uma bactéria chamada salmonella, que é muito comum em ovos e derivados de ovos, como é o caso da maionese.
De acordo com o médico infectologista Adriano Oliveira, em conversa com o Portal Salvador FM, alguns sintomas como diarreia, vômito, febre e dor abdominal têm se tornado evidente em alguns pacientes ambulatoriais e também hospitalares.
"Não é muito comum, salmonella causar epidemias. Ela pode causar surtos, como consumir em restaurantes, com comida contaminada e isso contaminar dezenas de pessoas, isso pode acontecer. Agora, você vê várias pessoas em pontos diferentes da comunidade adquirindo salmonella, é realmente uma coisa estranha", explicou o infectologista.
O médico também ressaltou que são dados não oficiais, mas do ponto de vista da rotina de um profissional. "Eu não sei se o Governo do Estado ou a Prefeitura estão fazendo algum estudo epidemiológico para tentar entender isso melhor. Mas é fato que a gente tem visto salmonella com mais frequência".
A reportagem entrou em contato com a assessoria da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) que disse "não ter informações sobre o surto". O Portal Salvador FM também procurou a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) mas não obteve retorno até a publicação da matéria.