Bahia

Professores da rede estadual fazem paralisação por 48 horas

Paralisação busca pressionar governo estadual por reajuste

Osvaldo Barreto/Salvador FM
Osvaldo Barreto/Salvador FM

Professores da rede estadual de ensino da Bahia decidiram paralisar suas atividades por 48 horas a partir desta segunda-feira (13). O protesto tem o objetivo de pressionar o governo do estado a aumentar a proposta de reajuste salarial dos servidores e melhores condições de trabalho. 

A decisão de paralisar as atividades foi tomada em assembleia realizada pelo sindicato dos professores (APLB) e outros sindicatos representativos dos servidores públicos estaduais. O principal ponto de discordância é a proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo, que prevê um aumento de 4% dividido em duas parcelas de 2%, sendo a primeira em maio e a segunda em agosto.

Os professores defendem que os funcionários estaduais perderam cerca de 33% de seu poder de compra devido à falta de reajustes significativos.

Para amplificar sua pressão sobre o governo, está marcada uma manifestação na sede da Assembleia Legislativa da Bahia, onde será votada a proposta de reajuste salarial esta semana. Os sindicatos convocaram os associados a participarem do ato para exigir que os deputados aumentem o percentual do reajuste.