A Itália venceu a Espanha por 2 a 0 e está nas quartas de final da Eurocopa 2016. Em jogo espetacular dos goleiros De Gea e Buffon, Chiellini e Pellè marcaram os gols da vitória da seleção italiana, que agora enfrenta a Alemanha na próxima fase. A Itália consegue a revanche da final da última Eurocopa, em 2012, quando os espanhóis venceram na decisão por 4 a 0.
É possível dizer que nem os espanhóis esperavam um adversário tão bem montado. A Itália surpreendeu no primeiro tempo e dominou todos os setores do campo. O sistema defensivo organizado pelo técnico Antonio Conte simplesmente anulou Iniesta, Fabregas e David Silva, principais articuladores do ataque espanhol. Sem saber o que fazer, a Espanha contou com grande atuação de De Gea na primeira etapa para não sair goleada. Foram pelo menos duas defesas espetaculares nos primeiros 45 minutos. Na única falha, ao armar mal a barreira em cobrança de falta italiana, De Gea deu rebote após cobrança forte do brasileiro Éder e o zagueiro Chiellini abriu o placar aos 32 minutos.
No segundo tempo, o treinador espanhol Vicente Del Bosque fez boas alterações e conseguiu que seu time equilibrasse as ações. Aí foi a vez do experiente Buffon se encarregar de manter a Itália em vantagem na partida. Na defesa mais espetacular, ele espalmou no reflexo uma finalização de Piqué na pequena área aos 44 minutos. No contra-ataque, Insigne tocou para Pellè marcar aos 45 do segundo tempo o gol que levou a Itália para as quartas de final da Eurocopa. Agora, o duelo é contra a Alemanha, no próximo sábado, às 16h (horário de Brasília).