A sede da Defesa Civil de Salvador (Codesal) na Bonocô está recebendo doações para ajudar as famílias do Rio Grande do Sul. Água mineral e produtos de limpeza, como água sanitária e detergente, podem ser entregues no órgão até o dia 15 de maio.
Sosthenes Macêdo, diretor geral da Defesa Civil de Salvador, participou do programa Fora do Plenário, desta quinta-feira (9), na Rádio Salvador FM, e falou sobre a campanha de solidariedade feita pela Prefeitura de Salvador.
"O prefeito Bruno Reis e Ana Paula Reis fazem parte da União Nacional de Prefeitos e nas reuniões que vêm ocorrendo está sendo bem pontuado a questão da falta de abastecimento. Então, a Ação Salvador Solidária está recebendo as doações das 8h às 16h. Abrimos ontem as arrecadções e hoje já temos 35 toneladas de água arrecadadas. O povo de Salvador é maravilhoso ", disse.
Sosthenes lembrou que Salvador viveu um período de chuvas no último mês de abril e também por isso construiu expertise sobre o assunto chuva. "Em abril tivemos o mais chuvoso dos últimos 39 anos e por mais que a prefeitura tenha se preparado, tenha feito mais de 200 contenções de encosta, a gente sabe o que é passar por esses desafios. Salvador hoje é referência para todo Brasil. O Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Porto Alegre (RS) utilizou o mesmo nome que o nosso, em referência e deferência ao que construímos aqui. Salvador não tem histórico de mortes, temos riscos geológicos, mas a gente tem observado todas as mudanças climáticas. A natureza diz isso para gente todos os dias", afirmou.