O MDB ingressou com uma ação contra o União Brasil, no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), contra uma inserção do partido, no Rádio e na TV, e tem como personagem principal o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), virtual candidato à reeleição nas eleições de outubro deste ano.
Na manifestação, o MDB alega que a inserção partidária foi utilizada como propaganda eleitoral antecipada com o gestor da capital baiana. A medida adotada pelo MDB é uma reação a uma ação impetrada também no TRE-BA, pelo partido Novo – que faz parte da base de Bruno – contra uma inserção partidária feita pelo vice-governador e pré-candidato à Prefeitura de Salvador, Geraldo Júnior (MDB).
A manifestação acabou sendo acatada pelo Tribunal baiano, que determinou na última terça-feira (7) a suspensão da veiculação da propaganda de rádio e TV do MDB.
Na decisão, o juiz Danilo Costa Luiz, afirmou que a publicidade demonstra desrespeito à legislação por ter foco na divulgação da pré-candidatura de Geraldo, fugindo à finalidade da propaganda partidária. Em caso de descumprimento, o magistrado determinou multa diária de R$ 1 mil.