Economia

Petrobras define prazo para fechar retorno à RLAM; sociedade com a Acelen está em vista

Informação foi divulgada pelo presidente da estatal, Jean Paul Prates

Divulgação/Petrobras
Divulgação/Petrobras

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou que a estatal definiu o prazo para fechar um retorno dela à Refinaria Landupho Alves/Mataripe (RLAM), na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A expectativa é a de que esse processo seja finalizado em junho ou julho deste ano.

Conforme o Estadão, a empresa negocia, desde o fim do ano passado, negocia uma volta ao negócio de refino tradicional na Bahia, além da construção de uma biorrefinaria em sociedade com a Acelen. No entanto, o fechamento do negócio ainda deve levar mais meses.

“As negociações com a Acelen acontecem em duas bandas diferentes, para a refinaria e para biorrefinaria. O processo de volta da Petrobras à refinaria (de Mataripe) é bem real, já a biorrefinaria ainda é um projeto. Mas temos 70 pessoas envolvidas nisso para dar gás muito grande (na negociação com a Acelen)”, disse Prates.

Ainda conforme o executivo, o processo de análise da refinaria de Mataripe está na parte final e caminha mais rápido por se tratar de um ex-ativo da estatal, portanto bem conhecido. “O que toma mais tempo é a parte de biocombustível, por ainda ser um projeto”, disse.