A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou, nesta terça-feira (7), a terceira parcela dos precatórios dos professores. A pauta foi aprovada de forma unânime pelos deputados, após acordo de votação entre as bancadas de governo e oposição.
A proposta esteve ameaçada após discordância entre os representantes dos professores. De um lado, os docentes aposentados, representados pela Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (Aceb), defendiam que os precatórios fossem aprovados sem a correção de juros e mora.
Do outro lado, os representantes da APLB-Sindicato defendiam que deveriam ser aprovados somente se contemplado juros e mora. No entanto, os deputados seguiram o pleito da Aceb e aprovaram o projeto de lei, de autoria do governo, por unanimidade.
Novos cargos no DPT
Na mesma sessão, os deputados estaduais também aprovaram a proposição que prevê a criação de 561 novos cargos na Delegacia de Polícia Técnica (DPT) para convocar o pessoal já aprovado em concurso para cadastro de reserva. A iniciativa vai trazer um acréscimo superior a R$ 120 milhões na folha de pagamento a partir do próximo ano.
Outras pautas
Com grande expectativa pela votação ontem, o projeto que cria as bases do Programa Bahia pela Paz, com o qual o Estado pretende elevar o enfrentamento da segurança pública, segue sobrestando a pauta na AL-BA após o deputado Alan Sanches (União), líder da oposição na Casa, pedir vista da matéria. Agora, espera-se que a matéria seja apreciada na sessão da próxima terça-feira (14).
Outro projeto que deve ser votado na semana que vem versa sobre o reajuste linear de 4% para os servidores públicos. Neste caso, o adiamento se deveu para propiciar mais prazo para negociação.