O Coletivo Liga do Dendê lança Coletânea “Contos para Erê”, ganha lançamento no dia 18 de maio, às 15h no MUNCAB, localizado no Centro Histórico de Salvador. O evento é gratuito e aberto ao público, e reúne os autores do coletivo, bate-papo, sessão de autógrafos e intervenções artísticas, realizadas pelos próprios autores e artistas convidados.
A primeira coletânea infantojuvenil negra com escritores e escritoras e pesquisadores e pesquisadoras negras do Brasil, é coordenada por Marcos Cajé, mestre em história da África da diáspora e dos Povos Indígenas pela UFRB, pedagogo e consultor literário, Idealizador do termo Literatura afrofantástica. Cássia Valle, atriz, diretora teatral, museóloga e ativista. Paula Brito, professora de artes, artista visual, escritora de literatura infantojuvenil e contadora de história. Denise Ferreira, Mestre em Educação UFAL, Assistente Social no TJBA, autora, palestrante idealizadora do conceito Adoção ético-racial, membro dos grupos de pesquisa:ERÊ/UFBA, AMANDALA/UNILAB e Rede de Pesquisadoras Negras em Infâncias ( IBEJI).
“A maior motivação de criar a nossa liga vem do desejo de expandir o conceito que literatura só está no eixo sul e sudeste, mostrando a potência das narrativas criadas no estado da Bahia e isso eu acredito que podemos fazer com a força do coletivo”, conta Cássia Valle, idealizadora da Liga.
A obra, com escrita coletiva, apresenta o nome de 20 autores. São eles: Paula Brito, Marcos Cajé, Taisa Ferreira, Kalypsa Brito, Tamires Lima, Raime Paixão, Cássia Valle, Luciana Palmeira, Denise Ferreira, Evelyn Sacramento, Sintia Aquino, Celo Cardoso, Fabiana Rego, Carol Adesewa, Geovania de Jesus, Elisa Oliveira, Ladjane Sousa, Alan Alves Brito, Helena Nascimento.
Com lançamento independente, o livro custa R$43,00 e estará à venda no local. Os interessados em adquirir com antecedência podem solicitar diretamente no instagram do coletivo: https://www.instagram.com/coletivoligadodende/