O deputado federal pelo Ceará, Célio Studart (PSD), utilizou de verba pública para impulsionar as próprias fotos, sem camisa, no Instagram. Somente entre fevereiro e março deste ano, ele empregou R$ 2,3 mil em oito anúncios com selfies dele na academia ou no Carnaval.
Os conteúdos têm como público-alvo mulheres entre 18 e 24 anos. De acordo com o portal Núcleo Jornalismo, que obteve os números por meio da Biblioteca de Anúncios do Meta, as "publis", até o momento, não foram pagas pelos cofres públicos. Porém, o pessedista ainda pode ser ressarcido pelo custo, já que a Câmara indeniza deputados por gastos como "divulgação da atividade parlamentar".
Em 2023, Célio, advogado de formação, mas defende a causa animal na Câmara dos Deputados, foi o 5º deputado que mais gastou com redes sociais, cerca de R$ 50 mil só na plataforma gerida pela Meta, de Mark Zuckerberg.
Em nota, o gabinete do parlamentar justificou a exposição dizendo que "as métricas das redes sociais do deputado mostram que o público feminino é majoritário, tanto no que diz respeito aos seguidores como também no engajamento das publicações". Por isso, a segmentação para mulheres seria "natural".