Para celebrar o mês da Dança e os 20 anos de atuação na área artística, a Cia. Robson Correia retomou o projeto Circuito da Dança, que apresenta coreografias em praças públicas de Salvador e em municípios do interior da Bahia. Entre sábado (27) e segunda-feira (29), o espetáculo 'Homens de Ogum' passará pelas praças do Pelourinho e dos bairros do Resgate e Ribeira, respectivamente, sempre às 16h30.
Homens de Ogum é uma coreografia baseada na história de uma divindade africana, que representa garra, força, coragem, tecnologia, desenvolvimento e trabalho. Em cena, num cenário composto por andaimes, seis bailarinos performam e realizam movimentos que lembram uma construção operária.
Robson Correia, coreógrafo e doutorando em Dança, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), explica que as artes da dança e do teatro se encontram e se completam. “A vida é uma dança e a arte do movimento é algo intrínseco em nosso cotidiano. Nessa obra, a gente faz uma fusão entre as ações do dia-a-dia e o movimento do corpo, que ‘escreve’ mensagens de reflexão e poder ancestral”.
O projeto Circuito da Dança foi contemplado pelo Edital Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, via Secretaria de Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. A Lei Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.