Bahia

Salvador ultrapassa marca de 740 mm de chuva em abril; cidade tem pontos de alagamento

Acumulado já é quase três vezes maior do que a média histórica

Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais

A capital baiana ultrapassou, nesta quarta-feira (24), a marca de 740 mm de chuvas para o mês de abril. O acumulado já é quase três vezes maior do que a média histórica do período, que é de 285 mm. Os dados são da Defesa Civil de Salvador (Codesal).

As precipitações têm causado diversos pontos de alagamento na cidade. Em um vídeo enviado à redação do Portal Salvador FM (veja abaixo), um internauta aparece em um ônibus que passa pela Avenida San Martin completamente alagada.

 

 

Na Avenida Bonocô, de acordo com a Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador), o trânsito chegou a ficar complicado nas imediações da via marginal de acesso ao Vale do Ogunjá, também devido a um ponto de alagamento.

De acordo com a Defesa Civil, no período entre 8h40 e 9h40, a região da Pituba foi a que mais choveu na cidade, com 36,4 mm. Em segundo aparece o Nordeste de Amaralina, com 32,2 mm. Depois, a região de MontSerrat, com um acumulado de 26,8 mm.

No geral, englobando os 24 dias do mês de abril, a região da Pituba/Parque da Cidade, foi a que mais choveu, com um acumulado de 740,4 mm, seguido da Liberdade/Vila Sabiá, com 727,2 mm, e da San Martin, com 724,4 mm.

Além disso, da 0h até às 10h18 de hoje, o órgão municipal registrou 82 ocorrências devido às chuvas. A maioria delas, com 17 cada, foram para ameaças de desabamento e deslizamento. Já deslizamentos de terra foram responsáveis por 15 registros no sistema da Codesal.