Mundo

'Pais fundadores' da UE pressionam britânicos por saída rápida

Integrantes da União Européia pedem saída imediata do Reino Unido

NULL
NULL

Ministros dos 'pais fundadores' da UE fazem anúncio em Berlim  (Foto: Axel Schmidt/ Reuters)

 

Os países fundadores da União Europeia afirmaram neste sábado (25) seu desejo por uma negociação rápida para a saída do Reino Unido, depois de 52% dos britânicos votarem pelo fim da permanência no bloco no plebiscito de quinta-feira.

Em uma reunião de emergência de ministros das Relações Exteriores, realizada em Berlim, o representante alemão, Frank-Walter Steinmeier, disse que as negociações precisam começar "o mais rápido possível".

A pressão da UE vai contra a agenda britânica: na quinta-feira, o premiê David Cameron, que fez campanha pela permanência no bloco, anunciou que deixará o cargo até outubro e que o processo de saída será conduzido por seu sucessor.

Mesmo lideranças pró-saída, como o ex-prefeito de Londres, Boris Johnson, disseram não havia pressa para as conversas. No entanto, o ministro francês das Relacões Exteriores, Jean-Marc Ayrault, foi veemente ao afirmar que Londres precisa acionar imediatamente a Cláusula 50 do Tratado deLisboa, que rege o processo de saída de um país da UE.

(G1) (AF)