Brasil

Novo vazamento no Pix expõe dados de 3 mil brasileiros

O vazamento aconteceu no Bando do Estado do Pará

Divulgação | Marcello Casal Jr | Agência Brasil
Divulgação | Marcello Casal Jr | Agência Brasil

O Banco Central comunicou nesta quinta-feira (18) novo vazamento de dados no Pix. Desta vez, foram expostos dados cadastrais de 3.020 chaves Pix de responsabilidade do Banco do Estado do Pará S.A. (Banpará). O banco explicou que o vazamento ocorreu devido a “falhas pontuais” no sistema da instituição financeira. O problema ocorreu entre 20 de março e 13 de abril deste ano. Foi o terceiro comunicado de vazamento de dados no Pix em um mês, afetando, no total, mais de 130 mil chaves.

Todas as pessoas que tiveram informações expostas serão avisadas por meio do aplicativo ou do internet banking da instituição. O Banco Central ressaltou que esses serão os únicos meios de aviso para a exposição das chaves Pix e pediu para os clientes desconsiderarem comunicações como chamadas telefônicas, SMS e avisos por aplicativos de mensagens e por e-mail.

A exposição de dados não significa necessariamente que todas as informações tenham vazado, mas que ficaram visíveis para terceiros durante algum tempo e podem ter sido capturadas. O BC informou que o caso será investigado e que sanções poderão ser aplicadas. A legislação prevê multa, suspensão ou até exclusão do sistema do Pix, dependendo da gravidade do caso.