Esporte

Da Série C aos títulos: relembre a trajetória do Vitória até os troféus

Vitória voltou a ser campeão baiano

Victor Ferreira/EC Vitória
Victor Ferreira/EC Vitória

Depois de seis anos, o Vitória voltou a ser campeão baiano. O retorno do rubro-negro ao caminho dos títulos enfretou fortes turbelências desde 2018.

2018

Em 2018 o Leão da Barra viveu uma temporada desastrosa. Perdeu a final do estadual para o rival, em pleno Barradão lotado, foi eliminado nas quartas de finais da Copa do Nordeste ao sofrer 3 a 0 do Sampaio Corrêa (campeão da edição) e nas oitavas de finais da Copa do Brasil para o Corinthians.

O pior ainda estava por vir. No Campeonato Brasileiro Série A, o Vitória terminou em 19° e foi rebaixado. 

2018 também marcou a última vez que o time passou de fase no estadual (antes deste ano).

2019

Mais um ano turbulento para o clube. Eliminado na 1ª fase da Copa do Brasil para o Moto Club e nas quartas de finais do regional, depois de tomar 4 a 0 do Fortaleza.

Na Série B, o Rubro-Negro não conseguiu brigar pelo acesso e terminou em 12°.

2020

Em 2020, o Ceará eliminou o Vitória da Copa do Brasil (3ª fase) e da Copa do Nordeste (quartas de finais). Na 2º divisão do brasileiro, o time flertou com o rebaixamento, mas garantiu a 14ª colocação e permaneceu na Série B.

2021

Mais uma vez o Ceará eliminou o Leão da Barra do regional (semifinal). Na Copa do Brasil o culpado foi o Grêmio (oitavas). A turbulência piorou com a queda do Vitória para a Série C, depois de terminar na 18ª colocação da B.

Em outubro de 2021, Fábio Mota (atual presidente do Vitória) assumiu o comando do clube, após afastamento de Paulo Carneiro e licença do então presidente Luiz Henrique Vianna.

Fábio passou a ser uma peça importante no processo de retorno do Vitória à elite do futebol brasileiro, com uma boa administração e contratações pontuais.

2022

No ano seguinte, o Vitória deu início a uma grande virada de chave. Depois de um início de Série C ruim, o Colossal se recuperou na reta final do campeonato e conseguiu a classificação para 2ª fase, que era um quadrangular entre oito equipes.

Empurrado pela torcida, que não largou o clube de mão, o Vitória garantiu o acesso para Série B do ano seguinte.

Na Copa do Brasil caiu para o Fortaleza na 3ª fase e não disputou a fase de grupos da Copa do Nordeste.

2023

2023 foi um ano mágico para o Leão. No início da temporada, Léo Condé assumiu o clube e se tornou um dos grandes responsáveis pela remontada do Vitória.

Depois de ser eliminado na 1ª fase do estadual, do regional e da Copa do Brasil, Léo Condé levou o time ao 1° título nacional da história do clube, o Campeonato Brasileiro Série B de 2023.

2024

Neste ano, o rubro-negro está de volta à elite do Brasileirão e chega forte depois de conquistar o estadual contra o Bahia, no estádio do rival.

Com Léo Condé no comando, já são dois títulos que marcam a remontada do Colossal, Série B de 2023 e Campeonato Baiano 2024.

O próximo desafio do time começa no próximo domingo (14), às 18:30, no Barradão, contra o atual campeão da Série A, o Palmeiras, em partida válida pela 1ª rodada do Campeonato Brasieliro 2024.