Política

Samuel Junior quer conceder Comenda 2 de Julho a Elon Musk

Empresário sul-africano, Elon Musk está envolvido em uma polêmica com o ministro do STF, Alexandre de Moraes

Divulgação/AL-BA
Divulgação/AL-BA

Em meio aos ataques ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, o empresário sul-africano Elon Musk pode ganhar a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), a Comenda 2 de Julho.

A proposta foi feita pelo deputado estadual Samuel Junior (Republicanos), que protocolou uma solicitação junto à Mesa Diretora da Casa. Como justificativa, o republicano apontou o trabalho de Musk "no desenvolvimento de meios digitais em prol da educação e causas sociais, além de sua luta pela democracia e liberdade de expressão para todos os cidadãos".

Em uma postagem no último sábado (6), Musk, dono do X (antigo Twitter), fez uma dura ameaça quanto às operações da plataforma aqui no Brasil e atacou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Na publicação, Musk questionou, o porquê de “tanta censura no Brasil” e informou que derrubou os bloqueios das contas na plataforma impostas pelo ministro da Corte. No mesmo texto, Musk ameaçou fechar o escritório do X no Brasil e anunciou o fim das restrições impostas a perfis na rede social.

Em reação aos ataques do empresário, o ministro Alexandre de Moraes determinou a investigação da conduta do executivo, após ver indícios de obstrução de Justiça e incitação ao crime nas atitudes de Musk nos últimos dias.

Para o magistrado, Musk cometeu as práticas irregulares de usar as redes sociais para espalhar desinformação e desestabilizar instituições do Estado Democrático de Direito.