O bilionário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), fez uma dura ameaça quanto às operações da plataforma aqui no Brasil e atacou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, em uma postagem realizada no sábado (6).
Na publicação, Musk questionou, o porquê de “tanta censura no Brasil” e informou que derrubou os bloqueios das contas na plataforma impostas pelo ministro da Corte. O bilionário respondeu uma postagem de Moraes do dia 11 de janeiro com a pergunta: “por que você está exigindo tanta censura no Brasil?”. Na publicação em questão, Moraes elogiava a nomeação de Ricardo Lewandowski ao cargo de ministro da Justiça.
No mesmo texto, Musk ameaçou fechar o escritório do X no Brasil e anunciou o fim das restrições impostas a perfis na rede social.
“Estamos retirando todas as restrições. Este juiz aplicou multas pesadas, ameaçou prender nossos funcionários e cortar o acesso ao X no Brasil. Como resultado, provavelmente perderemos todas as receitas no Brasil e teremos que fechar nosso escritório lá. Mas os princípios são mais importantes do que o lucro”, escreveu.
O ministro ainda não se manifestou sobre as declarações de Musk. No entanto, também pelo X, o advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, se posicionou. Ele defendeu a urgência da regulamentação das redes sociais.
“É urgente regulamentar as redes sociais. Não podemos conviver em uma sociedade em que bilionários com domicílio no exterior tenham controle de redes sociais e se coloquem em condições de violar o Estado de Direito, descumprindo ordens judiciais e ameaçando nossas autoridades. A paz social é inegociável”, escreveu.