O deputado federal e presidente do PDT na Bahia, deputado federal Félix Mendonça Jr, disse que o seu partido está rompido com o União Brasil, após a vereadora de Lauro de Freitas, Débora Régis, ter decidido deixar o ninho pedetista em direção ao União Brasil – a edil deve concorrer à Prefeitura de Lauro de Freitas em outubro deste ano.
Na última terça-feira (3), o político e dirigente já havia mandado o recado em meio as especulações sobre a saída de Débora, afirmando que o PDT iria se afastar de "alianças danosas". Apesar do rompimento, ele garantiu que não há conversar com o PT e o governador Jerônimo Rodrigues.
"Posso dizer que não fazemos mais parte dessa base", afirmou Mendonça Júnior ao Bahia Notícias. "Somos independentes. O PDT não é da base aliada do União Brasil. Não tem conversa com governo. Não estamos presos com nenhum lado", completou.
Acerca de 2026, o presidente do PDT na Bahia foi direto: "a aliança com o União está zerada". "Se tiver uma reunião dos partidos da base aliada de Neto, não participaremos. Não ocorreu nem durante a campanha. Então ela não deve ocorrer. Somos um partido independente", finalizou.