Bahia

Bahia registra 29 mil raios em intervalo de 6h

Fenômenos ocorreram na madrugada do dia 2 de abril

Divulgação | Marcello Casal jr| Agência Brasil
Divulgação | Marcello Casal jr| Agência Brasil

A Bahia registrou 29 mil raios em um intervalo de 6 horas, entre 0h e 6h da última terça-feira (2). Considerando a época do ano, o número é considerado alto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), responsável por coletar os dados, e tem influência direta do El Niño.

O El Niño é um fenômeno responsável pelo aquecimento anormal das águas do Pacífico. Ele altera, de forma temporária, a distribuição de umidade e calor no planeta. Apesar de está em declínio, o fenômeno pode aumentar o número de incidência de raios em casos moderados e fortes. Em geral, inúmeros fatores são responsáveis pela incidência de raios. Entre eles, estão a presença de cadeias de montanhas, localização geográfica no continente e a possibilidade de oceano. Na Bahia, a região Oeste registra a maior incidência do fenômeno.

“As temperaturas no Oeste baiano são mais altas e essa região fica mais sujeita a nuvens e tempestades que se formam na Amazônia e migram para região ao lado do Atlântico, passando pelo Oeste, causando tempestades fortes”, afirma Pinto Junior, pesquisador sênior do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do Inpe.