Política

De mala cheia: Saiba quais presentes Macron recebeu de Lula durante visita ao Brasil

Presidente francês encerrou viagem ao País na quinta-feira (28), após cumprir agenda oficial em Brasília

Ricardo Stuckert/PR
Ricardo Stuckert/PR

O presidente francês, Emmanuel Macron, vai levar, além das lembranças na viagem ao Brasil – cuja agenda teve início na última terça-feira (26) e acabou ontem (28) após passar pelas cidades de Belém, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília – muitos presentes nas malas.

De acordo com o Estadão, o mandatário do país europeu foi presenteado pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com queijos de diversas regiões do Brasil, principalmente de Minas Gerais, e espumante produzido na Serra Gaúcha.

“Presenteei o presidente Emmanuel Macron com cinco dos melhores e mais premiados queijos brasileiros, inclusive reconhecidos na França, para que ele possa me dizer o que achou deles”, escreveu Lula no X (antigo Twitter).

Durante a visita ao Brasil, Macron participou da cerimônia de batismo de um dos cinco submarinos de uma parceria entre Brasil e França firmada em 2008. O Toneleiro, como foi chamado, é o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído totalmente no Brasil a partir do acordo.

O presidente francês condecorou o líder indígena Cacique Raoni, da etnia Kaiapó, com a medalha da Ordem Nacional da Legião de Honra, a mais alta condecoração da França.

Lula e Macron anunciaram também um programa que pretende investir 1 bilhão de euros (R$ 5,4 bilhões) na bioeconomia da Amazônia brasileira e da Guiana Francesa, território ultramarino da França na América do Sul.