O ex-jogador Daniel Alves deixou a prisão na última segunda-feira (25), após ser beneficiado por uma previsão processual espanhola que prevê o pagamento de fiança para cumprir a pena fora do cárcere até o julgamento em 2ª instância. Para conseguir a liberdade, Daniel Alves pagou 1 milhão de euros (cerca de R$5,4 milhões).
Mas, para onde vai esse dinheiro?
Ao contrário dos que muitas pessoas têm pensado, esse valor não fica com a Justiça espanhola, nem mesmo vai para a vítima do estupro praticado por Daniel Alves. Contudo, independente de condenação, o valor vai retornar para o jogador após o cumprimento da pena.
O depósito da quantia funciona como uma espécie de garantia ao Estado de que o ex-jogador não vai fugir do país.
“A fiança vai ser devolvida posteriormente em qualquer caso, a menos que ele não cumpra as condições que foram impostas com a fiança para liberdade provisória. A antiga decisão (negar liberdade provisória) havia sido feita com base no alto risco de fuga que ele representa por conta da alta capacidade econômica”, afirmou Angel Vazquez, advogado com dupla licenciatura, no Brasil e na Espanha entrevista à CNN.
Segundo o Tribunal Superior de Justiça da Catalunha, o depósito da fiança foi confirmado às 11h30 da manhã de segunda-feira, no horário local (7h30 de Brasília).