Esporte

URGENTE: Gabigol é suspenso do futebol por dois anos

Cabe recurso da decisão.

André Durão
André Durão

O atacante do Flamengo, Gabriel Barbosa, foi suspenso por dois anos por tentativa de fraude em exame antidoping, nesta segunda-feira (25). A pena começou a contar a partir da coleta, no ano passado, e termina em 8 de abril de 2025. A decisão foi dada pela Justiça Desportiva Antidopagem. 

Gabigol foi acusado de dificultar a realização do exame antidoping e foi delatado pelos oficiais da colega. O jogador foi enquadrado no artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que fala em "fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle". 

À exceção de Gabigol, os jogadores do Flamengo fizeram o exame antes do treino das 10h. O caso aconteceu no dia 8 de abril de 2023 no Ninho do Urubu. De acordo com os responsáveis pelo exame, o jogador não se dirigiu a eles antes do treino, depois da atividade os ignorou e foi almoçar, tratou a equipe com desrespeito, não seguiu os procedimentos indicados, pegou o vaso coletor sem avisar a ninguém, irritou-se ao ver que o oficial o acompanhou até o banheiro para a coleta e, ao fim, entregou o vaso aberto, contrariando orientação recebida.

A expectativa é que o jogador recorra da decisão junto a Corte Arbitral do Esporte (CAS).