O secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, detalhou quais atividades do primeiro Centro Cultural Banco do Brasil no Nordeste. O equipamento funcionará no Palácio da Aclamação, no Passeio Público, Centro da capital baiana. O protocolo de intenções para a criação do CCBB foi assinado na noite desta sexta-feira (22).
De acordo com o secretário, o Banco do Brasil ainda vai apresentar um plano de trabalho sobre o funcionamento do equipamento cultural. “O que nós já temos assegurado é que será um início gradual. Então, aqui a área do palácio já poderá ser utilizada para exposições, para alguns tipos de manifestações culturais, enquanto o prédio anexo será construído. Isso deve durar uns dois anos. Mas não se esperará o prédio ficar pronto para o início efetivo”, explicou.
Monteiro comemorou a chegada do centro, que é o quinto do país. “Há 10 anos que não há um novo CCBB. O último foi Belo Horizonte, e isso é resultado de muita negociação, de um ano de trabalho conjunto nessa construção com o Banco do Brasil. E a gente não tem dúvidas que isso venha a agregar muito para a nossa cultura”.
Ainda de acordo com o secretário, o Banco do Brasil se comprometeu em restaurar o Palácio da Aclamação, a construir o prédio anexo e integrar ao teatro Vila Velha.
Os investimentos não foram divulgados.