Salvador entrou, oficialmente, na lista dos municípios baianos que estão em estado de epidemia de dengue. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). De acordo com a secretaria, isso ocorreu após quatro semanas consecutivas de aumento de casos prováveis da doença, atingindo um coeficiente de 100 registros a cada 100 mil habitantes na Semana Epidemiológica 10 (entre 03 e 09 de março).
Apesar da situação preocupante, a SMS informa que houve uma diminuição de 20,5% nos casos confirmados em comparação ao ano anterior.
A região do Subúrbio ferroviário obteve um índice de infestação de 2,5, já Cajazeiras registrou 1,3 e o Centro Histórico da cidade obteve 2,0. O índice satisfatório vai de 0 a 0,9 de média infestação de 1,0 a 3,9 e o de alto risco acima de 4,0. Mesmo com esse registro, a SMS indicou que houve uma queda de 20,5% em relação a 2023, onde foram registrados 843 casos de dengue. Em 2024 são 674 confirmações.
A SMS informa ainda que tem intensificado seus esforços na "Mobilização Salvador Contra a Dengue", com mais de 1,3 mil agentes de endemias atuando nos 12 Distritos Sanitários da cidade. Suas atividades incluem identificação, tratamento e/ou eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, além de campanhas de conscientização sobre a importância da participação ativa da população.