A vereadora Marta Rodrigues (PT) criticou, durante sessão na Câmara Municipal de Salvador, nesta terça-feira (19), a venda de áreas verdes da cidade pela Prefeitura da capital baiana. Dentre elas está um terreno público localizado dentro de uma Área de Proteção Ambiental Permanente e que, supostamente, vai beneficiar o ex-prefeito ACM Neto (UB), que faz parte de um grupo de empresários interessados em construir um edifício no entorno do terreno.
"É um tema que precisamos conhecer e debater, uma situação grave que, inclusive, estamos vivendo em Salvador. Uma cidade que naturalmente é cortada por muitos rios, parques ambientais que deveriam ser preservados", disse a vereadora.
A petista citou como um dos exemplos a situação do Parque São Bartolomeu, onde poderá ser construído um teleférico que vai ligar os bairros de Campinas de Pirajá e Praia Grande. "Os dados que nós temos da Sema [Secretaria de Meio Ambiente] e do Ministério Público, é que mais de 80% da questão da qualidade ambiental está ruim, para não dizer que está péssima, por isso que o debate de hoje traz também essa preocupação que o que nós estamos vivendo na cidade com esses projetos aprovados, das desafetações influenciam também direto no uso e ocupação do solo de forma desordenada, causando impactos diretamente na qualidade ambiental, dos rios e da nossa cidade", declarou.
Para além disso, Marta Rodrigues citou os diversos dejetos e lançamentos de esgoto doméstico e habitação edificada na poligonal do Parque São Bartolomeu.
Dia Mundial da Água
Em celebração ao Dia Mundial da Água, no dia 22 de março, a edil realizou hoje uma sessão especial na Câmara de Salvador. Estavam presentes representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sindae), representantes da Embasa, Secretaria de Recursos hídricos e diversas entidades culturais.
A parlamentar convocou a população para ir às ruas para o 24º Grito da Água, que vai sair do Campo Grande às 15h em direção a Praça Municipal.