Com apoio dos líderes das bancadas de governo e oposição, Rosemberg Pinto (PT) e Alan Sanches (UB), respectivamente, a Proposta de Emenda a Consticuição (PEC) ds Reeleição será votada nesta terça-feira (19) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Com isso, o caminho está aberto para o atual presidente Adolfo Menezes (PSD) comandar o terceiro mandato à frente da Casa.
Uma reunião entre os líderes e o presidente selará o acordo. O petista, que almejava a vaga de presidente, se mostrou favorável ao ato. "Devemos apreciar essa matéria amanhã, para que possa votar aqui. Indicarei à bancada de maioria o voto favorável no sentido da gente votar essa matéria e sair o resultado dela, se depender da maioria por unanimidade aqui na Casa", afirmou nesta tarde (18), durante sessão na AL-BA.
O líder da oposição Alan Sanches (UB) também concordou com a apreciação da matéria. "Ela [a matéria] já está apta para ser votada. Fico feliz quando o deputado Rosenberg também está de acordo com a votação da PEC, porque essa é a vontade dos demais deputados, ou pelo menos da maioria dos deputados. Dos 63, eu acho que a grande maioria já viu que 46 ou 47 assinaram já a tramitação da PEC", defendeu.
Contudo, o psolista Hilton Coelho, rebateu as falas dos líderes e pontuou que foi surpreendido com a decisão da votação para amanhã. "Já quero deixar evidente que não terá o voto do Psol", confirmou.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) prevê a reeleição no próximo biênio (2025-2027), do presidente da Casa. A medida foi registrada pelo deputado estadual Nelson Leal (PP). A PEC altera trecho da Constituição do Estado da Bahia e viabiliza um terceiro mandato à presidência da Casa, imediatamente subsequente, situação que ainda não é permitida pelo jurídico do Estado.