Política

Com saída de Bivar da presidência, União Brasil se articula para formar aliança com PP

PP, comandado pelo senador Ciro Nogueira (PI), no entanto, está mais inclinado a se aliar com o Republicanos

Divulgação/União Brasil
Divulgação/União Brasil

O União Brasil, que recentemente, elegeu uma nova cúpula, pretende iniciar uma roda de conversa com o PP, após a saída de Bivar do partido. Os membros da sigla estão articulando uma possível expulsão de Bivar da cadeira da presidência, antes do fim do seu mandato, em maio.

Com a saída do antigo PFL, os caminhos ficam livres para a entrada de Antônio Rueda ao cargo, antes do dia 1º de junho, data programada para a sua posse. Com a ascensão dos ex-membros do DEM, governadores e legisladores com mandato, há uma percepção interna de que as negociações em torno de uma possível aliança com o PP.

O PP, comandado pelo senador Ciro Nogueira (PI), no entanto, é mais inclinado para se aliar e formar uma federação com o Republicanos. Desde o ano passado, líderes dos três partidos têm dialogado sobre a possibilidade de formar uma coalizão, mas, segundo informações do jornal O Globo, as articulações entre o Republicanos e PP estão mais avançadas, o que pode deixar o União Brasil de fora.

De acordo com informações do jornal O Globo, membros influentes do partido de Rueda acreditam que a estabilidade que a saída de Bivar trará pode ser um trunfo nas negociações para uma aliança.