Política

Secretária de Promoção da Igualdade Racial analisa programa Bahia pela Paz

Projeto visa minimizar violência na Bahia

Vagner Souza/Salvador FM
Vagner Souza/Salvador FM

Na tarde desta quarta-feira (13), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, foi à Assembleia Legislativa entregar o projeto que institui o programa Bahia pela Paz. A secretária de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães marcou presença na cerimônia e analisou o projeto.

O programa Bahia pela Paz é um projeto que busca reduzir os casos de violência no Estado e oferecer uma sensação de segurança à população. Para isso, o projeto tem pautas como a modernização das ações policiais e de justiça ao desenvolvimento de ações sociais e comunitárias.

A secretária Ângela Guimarães falou sobre o que a secretaria pontua dentro do programa Bahia pela Paz. “O programa nasce com uma concepção antirracista, porque ele parte exatamente dessa leitura. Na situação que ocasiona os homicídios, decorre de uma estrutura racista de sociedade, das instituições, então ele tem essa concepção de que o público prioritário é o público da juventude negra e periférica, que os dados demonstram, são aqueles excluídos de várias políticas públicas, excluídos de várias oportunidades, então a gente está focalizando, compreendendo que esse sujeito é o que nós iremos fazer a busca ativa vinculadas ao fortalecimento da juventude negra”, esclarece  Ângela Guimarães.