Política

"Vivemos em um machismo estrutural", dispara secretária de Políticas para Mulheres contra fala do deputado Samuel Junior

Nesta terça-feira, (5), a secretária de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude de Salvador participou do Fora do Plenário

Salvador FM
Salvador FM

O deputado estadual Samuel Junior (Republicanos) fez um discurso, considerado machista, enquanto presidia a sessão ordinária na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), na segunda-feira (4). Durante sua fala, ele disse que iniciou o mês de março, que celebra o Dia Internacional da Mulher, fazendo a feira da própria casa, como forma de homenagear às mulheres e à esposa dele.

Nesta terça-feira, (5), a secretária de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude de Salvador, classificou a fala como "machista", durante sua participação no programa Fora do Plenário.

"Vivemos em um machismo estrutural, em que o homem ainda acredita que o mês de março é o mês das flores. A Bahia está em quinto em femicídios, tem altos índices de violência, aumento de medidas protetivas. Temos uma Casa da Mulher Brasileira, que foi inaugurada em dezembro e já atendeu mais de 1900 mulheres. Então, a gente percebe o quanto a gente precisa avançar. Um homem fazer uma feira, lavar um prato, não é ajudar, a casa é dos dois. A gente precisa construir uma sociedade que a equidade esteja no dia a dia, por isso é tão difícil. A gente deveria “descalendarizar”, porque a luta da mulher é todo dia. O marcador março é uma reflexão daquilo que a gente precisa avançar”, defendeu.